Uma surpreendente constatação sobre motivação

Muitas vezes, associamos motivação com recompensas, que por sua vez, acabamos associando diretamente com dinheiro. Mas… Será que o dinheiro sempre motiva as pessoas? Será que dinheiro é a melhor forma de motivar as pessoas? No excelente curso de Gamification que fiz pelo Coursera são tratados diversos pontos sobre estratégias de design de jogos, incluindo um tema muito interessante de como motivar os jogadores. Nessa parte do curso, é apresentado um tema que me chamou muito atenção que é a Teoria da Autodeterminação.

Teoria da autodeterminação (“SDT”) é uma teoria macro da motivação humana e da personalidade sobre as escolhas que as pessoas fazem sem qualquer interferência e influência externa, indicando o grau em que o comportamento de um indivíduo é auto-motivado e auto-determinado. (Adaptado de: Wikipedia) No contexto dessa teoria, há um ponto principal: a divisão entre a motivação que vem de dentro de você (intrínseca) e aquela que vem de fontes externas (extrínseca). E a partir dessa teoria, Dan Pink chegou em uma surpreende constatação sobre motivação, em que na maioria dos casos, dinheiro definitivamente não é a melhor forma de motivar as pessoas. Interessante né? E essa surpreende constatação sobre motivação é apresentada por ele em uma bem humorada TED Talk

Então, em uma breve reflexão enumerei algumas lições que podemos aprender com isso:
1. Fique bem atento aos interesses de seus colaboradores
2. Crie um ambiente onde as pessoas tem autonomia
3. Incentive que as pessoas façam aquilo que gostam para adquirir mais competência
4. Reconheça pequenas atitudes e um bom trabalho
5. Equipe motivada, melhores resultados E depois desses aprendizados, que tal executar aos poucos? 😉 Iniciativas como essas não exigem muito esforço e contribuem para que não apenas você, mas a sua equipe, atinja um maior grau de maturidade e quem sabe, lhe proporcionar um alto retorno.